Notas


Scratch - Tutoriais










Imagens de uso livre:

Música de uso livre:






Noticiário (Montalvo)









ORIENTAÇÕES TIC 1.º CICLO

apps utilizadas + dificuldades latentes

auriculares + micro incorporado

explorar endereço de email institucional - TPC password

vários temas - https://www.englishactivities.net/english-topics-esl

school objects - https://www.mes-games.com/classroom1.php

school objects - https://www.english-learn-online.com/vocabulary/classroom-objects/learn-classroom-objects-vocabulary-in-english/#_Flashcards_exercise_about_classroom_objects

school objects - https://www.eslgamesplus.com/school-supplies-esl-interactive-vocabulary-crocodile-board-game/

days of the week - https://www.eslgamesplus.com/days-of-the-week-esl-vocabulary-game/

days of the week - https://www.freddiesville.com/days-of-the-week-games/

months - https://www.freddiesville.com/months-and-festivals-word-games/

months - https://www.abcya.com/games/months_of_the_year

alphabet - http://www.learningplanet.com/act/abcorder.asp?contentid=172



Padlet com Padlets dos meus a alunos


Quadro branco - experiência - escreve AQUI o teu nome como se estivesses a escrever num quadro na escola :) 


Personalizar a caixa de correio eletrónico

Criar AVATAR 

www.avatarmaker.com 

http://doppelme.com/create/ 

https://www.kartunix.com/simpleac 

https://www.bitmoji.com/


Colocar em www.padlet.com/AGteacher/avatar1ciclo

Mural no Padlet


Storytelling - Book Creator - como funciona: https://vimeo.com/220782126


Educaplay - https://www.educaplay.com/types-of-activities/ - lots of online activities + escape room

? Flipagram ? (de instalação) - Criação de slides de fotos nos equipamentos móveis - a rever

jogo da memória no PPTX

explorar opções do browser da Google: definições e ferramentas de cada separador

navegação anónima - nova janela sem registo

cookies

murais digitais + notas + portefólio aprendizagens - Padlet

diagramas - Lucidchart?

mapas concetuais - Popplet?

direitos de autor 

cópia/ plágio - detetar

licenciamento - licenças creative commons: 

referências bibliográficas / referenciação das fontes

  • https://www.citethisforme.com/
  • ou instalar a extensão no Google Chrome

Sobre a Wikipédia: https://bibliotubers.com/wikipedia-fiavel-ou-nao-38220

modelo de pesquisa de informação BIG 6

construção de formulários

tabelas - 

linhas cronológicas - modelos de diagramas de linha cronológica do Office 


Como avaliar a informação disponível num site?

Teste CRAAP


Gravar uma pequena notícia em áudio ou vídeo sobre a importância da preservação das espécies, assumindo o papel de um/a locutor/a repórter de rádio ou de televisão

Apresentar no mural/blogue da turma trabalhos experimentais realizados em ciências/estudo do meio, incluindo texto e imagens.

Comunicar, por videoconferência com colegas de outra turma/escola/país, no âmbito de um projeto colaborativo (eTwinning, por exemplo) para criarem, em conjunto, um plano de trabalho (por exemplo, colocando e respondendo a questões, negociando prazos, dividindo tarefas).

Moviemaker? - Criar, em pequeno grupo, um vídeo (ou uma apresentação multimédia) sobre uma pesquisa efetuada, para resposta a um desafio temático proposto anteriormente.

Organizar debates sobre domínios da Educação para a Cidadania utilizando ferramentas online como, por exemplo, o tricider ou o allourideas.

Criar, de forma colaborativa, um questionário online sobre um domínio da Educação para a Cidadania, para ser aplicado à comunidade escolar.

Programação

Desenvolver atividades de orientação, lateralidade e noções espaciais, através da movimentação de objetos virtuais ou tangíveis, em cenários e em interação com o seu contexto de forma criativa e inovadora; 

Criar algoritmos e/ou programas que envolvam conceitos matemáticos relacionados com o cálculo, a geometria, as sequências e as regularidades; 

Conceber artefactos digitais para apresentação de narrativas: música, vídeo, entre outras;

Biblioteca Digital Mundial - https://www.wdl.org/pt/place/

Recursos Educativos Digitais - https://cctic.ese.ipsantarem.pt/red/

Atividade http://inove.ese.ipsantarem.pt/friso_cronologico/

Construir friso cronológico online - http://www.readwritethink.org/files/resources/interactives/timeline_2/ (pode-se terminar mais tarde e guardar o ficheiro final em .pdf)

Banda desenhada: https://www.storyboardthat.com/storyboard-creator

Livros digitais - https://storybird.com/

Glossário: http://www.readwritethink.org/files/resources/interactives/alphabet_organizer/ - (não dá carateres portugueses)

Words cloud - https://www.wordclouds.com/

Tag cloud - https://tagcrowd.com/ e https://wordart.com/



Sugestões para consulta/ apoio:

http://www.apensarem.net/ - https://www.facebook.com/groups/apensaremtiC/

https://tutor.hugof.pt/